Análise Desenvolvimento de Sistemas

O que o aluno estuda? Programação de computadores em várias linguagens, bancos de dados desde a modelagem até sua implementação, engenharia e testes de software, além de sistemas operacionais, redes, hardware e arquitetura de computadores […]

21 de novembro de 2022 4:47 pm Destaque

Crédito: user18526052

O que o aluno estuda?

Programação de computadores em várias linguagens, bancos de dados desde a modelagem até sua implementação, engenharia e testes de software, além de sistemas operacionais, redes, hardware e arquitetura de computadores formam o núcleo do curso.

Gestão de projetos e de equipes, empreendedorismo, gestão e governança de TI, administração, contabilidade, economia fornecem para uma formação básica de negócios.

Matemática discreta, cálculo, estatística e programação linear são importantes para o desenvolvimento do raciocínio lógico e aprendizagem de técnicas importantes para análise e otimização de processos.

Na área de comunicação, temos inglês, português e metodologia científica. A multidisciplinaridade da tecnologia é explorada na interação humano-computador. Fechando uma formação do tecnólogo com visão humanizada, estudam-se elementos da ética e responsabilidade social, além da visão da sociedade e tecnologia.

O que o profissional faz?

Projeta e implementa sistemas de informação, de acordo com as necessidades institucionais de uma empresa. Coordena infraestruturas de tecnologia da informação, elaborando políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades. Realiza consultoria em sistemas de informação, avaliando e selecionando recursos de software e hardware. Atua em centros de pesquisa, de ensino ou de desenvolvimento de software. Ele pode ainda empreender seu próprio negócio em informática.

Onde trabalhar?

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em empresas de assessoria e consultoria tecnológica e de desenvolvimento de sistemas, assim como nos diversos setores da economia: indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos ou ainda como empreendedor em informática.

Compartilhe


Veja também