Filtro de Daltonismo

Análise Desenvolvimento de Sistemas

Coordenação de Curso

  • Prof.ª D.ra Andreia Cristina Grisólio Machion
    • contato: f204ads@cps.sp.gov.br

O que o aluno estuda?

Programação de computadores em várias linguagens, bancos de dados desde a modelagem até sua implementação, engenharia e testes de software, além de sistemas operacionais, redes, hardware e arquitetura de computadores formam o núcleo do curso.

Gestão de projetos e de equipes, empreendedorismo, gestão e governança de TI, administração, contabilidade, economia fornecem para uma formação básica de negócios.

Matemática discreta, cálculo, estatística e programação linear são importantes para o desenvolvimento do raciocínio lógico e aprendizagem de técnicas importantes para análise e otimização de processos.

Na área de comunicação, temos inglês, português e metodologia científica. A multidisciplinaridade da tecnologia é explorada na interação humano-computador. Fechando uma formação do tecnólogo com visão humanizada, estudam-se elementos da ética e responsabilidade social, além da visão da sociedade e tecnologia.

O que o profissional faz?

Projeta e implementa sistemas de informação, de acordo com as necessidades institucionais de uma empresa. Coordena infraestruturas de tecnologia da informação, elaborando políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades. Realiza consultoria em sistemas de informação, avaliando e selecionando recursos de software e hardware. Atua em centros de pesquisa, de ensino ou de desenvolvimento de software. Ele pode ainda empreender seu próprio negócio em informática.

Onde trabalhar?

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em empresas de assessoria e consultoria tecnológica e de desenvolvimento de sistemas, assim como nos diversos setores da economia: indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos ou ainda como empreendedor em informática.

Detalhes

ModalidadeHíbrido: 80% Presencial e 20% On-line Síncrono
ReconhecimentoRenovado em 01 de dezembro de 2022 até a divulgação dos resultados do próximo ciclo avaliativo no ENADE.
Eixo tecnológicoInformação e Comunicação
Carga horária total do cursoMatriz Curricular (MC): 2.400 horas, correspondendo a uma carga de 2.880 aulas de 50 minutos cada.
Trabalho de Graduação: 160 horas
Estágio Curricular Supervisionado – ECS: 240 horas
Aulas on-line síncronas (até 20%): 467 horas
Duração da hora/aula50 minutos.
Horário das aulasVespertino: 13h00 às 18h30
Noturno: das 19h00 às 22h40 e sábado das 8h00 às 13h30
Período letivoSemestral, mínimo de 100 dias letivos.
Quantidade de vagas semestrais40 por turno.
Prazo de integralizaçãoMínimo de 3 anos (6 semestres) e máximo de 5 anos (10 semestres).
Formas de acessoClassificação em Processo Seletivo por meio de vestibular, que é realizado em uma única fase, com provas dos componentes do núcleo comum do Ensino Médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação. Processo para preenchimento de vagas remanescentes por discentes formados na Instituição ou transferência de discentes de outra Fatec ou Instituição de Ensino Superior (processo seletivo composto de duas fases: processo seletivo classificatório seguido pela análise da compatibilidade curricular).
Desde do início de 2024 também é possível ingressar nos cursos da Fatec Ipiranga – “Pastor Enéas Tognini” por meio do Provão Paulista, para saber mais acesse o link: https://www.cps.sp.gov.br/provaopaulista/
Coordenadora do curso:Prof.ª D.ra Andreia Cristina Grisolio Machion
E-mail:f204ads@cps.sp.gov.br

Downloads

Projeto Pedagógico do Curso

Horário de aulas – Noturno

Horário de aulas – Vespertino