Filtro de Daltonismo

Gestão Comercial

Coordenação de Curso

  • Prof. D.r Ricardo Di Bartolomeo
    • contato: f204comercial@cps.sp.gov.br

O que o aluno estuda?

A gestão comercial é uma área que não perde destaque. O mercado de trabalho para o Gestor Comercial é considerado cada vez mais expansivo, visto que as organizações têm necessidade de profissionais qualificados na área, capazes de acompanhar a economia, bem como, de encontrar meios para destacar-se em meio a concorrência, para isso o aluno estuda: administração de vendas, criatividade de negócios, gestão estratégica, técnicas de negociação, comunicação interna e endomarketing, economia, contabilidade, gestão financeira orçamentária, gestão de pessoas, marketing, promoção e merchandising, de propaganda e de publicidade, comportamento do consumidor são algumas disciplinas vistas pelos alunos durante o curso. O aluno também aprende a desenvolver um plano de negócio para definir estratégias que resultem no aumento da produtividade e da rentabilidade de uma empresa. Inglês e espanhol completam a matriz curricular.

O que o profissional faz?

O tecnólogo em Gestão Comercial atua com foco nas transações comerciais em empresas de qualquer setor. Trabalha com planejamento, operação, implantação e atualização de sistemas de informação comerciais. Esse tipo de sistema reúne dados sobre produtos, clientes, fornecedores, representantes etc., além de integrar ferramentas de compras, vendas, controle de estoque e faturamento, gerar relatórios e controlar fluxos de caixa. O objetivo é utilizar o sistema de informação comercial para proporcionar maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização. Atua no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda, de serviços e de produtos e gerenciando a relação custo e preço final. O curso é voltado, principalmente, para a formação de profissionais altamente qualificados com visão empreendedora, com capacidade de gerir grandes empresas, mas principalmente pequenas e médias, que são responsáveis por 60% das contratações no País.

Onde trabalhar?

Atua em empresas de diversos setores da economia como, varejo, atacado, serviços, instituições financeiras, entre outros setores. O tecnólogo também pode se tornar um empreendedor e abrir seu próprio negócio.

Diferenciais

O curso de Gestão Comercial da Fatec Ipiranga tem o conceito máximo que é a nota “5” no ENADE, por três edições consecutivas: 2012; 2015 e 2018! De acordo com o MEC, somos o 3º melhor curso do Brasil; melhor curso entre todas as faculdades públicas do país e estamos em 1º Lugar na Região Sudeste e no Estado de São Paulo.

ModalidadeHíbrido : Presencial e On-line Síncrono
ReconhecimentoPortarias de implantação, reconhecimento e renovação do reconhecimento do curso CEE/GP 292 – autorização da implantação do curso de Gestão Comercial – Fatec Ipiranga; CEE/GP 231 – renovação do reconhecimento do curso de Gestão Comercial – Fatec Ipiranga; CEE/GP 436 – renovação do reconhecimento do curso de Gestão Comercial – Fatec Ipiranga; Reestruturação do CST em Gestão Comercial conforme orientações/ deliberações; CEE/GP 218 – renovação do reconhecimento do curso de Gestão Comercial – Fatec Ipiranga.
Eixo TecnológicoAdministração e Negócios
Carga horária total do cursoTrabalho de Graduação – 160 horas aulas
Aulas presenciais (80%): 2.880 horas aula
Estágio Curricular Supervisionado – 240 horas aulas
Aulas on-line assíncronas (20%): 480 horas aula
Duração da hora/aula50 minutos.
Horário das aulasMatutino: 8h00 até 11h40
Noturno: 19h00 até 22h40
Período letivoPeríodo letivo Semestral – 100 dias letivos.
Quantidade de vagas semestrais40 – Manhã
40 – Noite
Turnos de funcionamentoMatutino e Noite
Prazo de integralizaçãoMínimo de 3 anos (6 semestres)  Máximo de 5 anos (10 semestres).
Formas de acessoClassificação em Processo Seletivo por meio de vestibular, que é realizado em uma única fase, com provas dos componentes do núcleo comum do Ensino Médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.  Processo para preenchimento de vagas remanescentes por discentes formados na Instituição ou transferência de discentes de outra Fatec ou Instituição de Ensino Superior (processo seletivo composto de duas fases: processo seletivo classificatório seguido pela análise da compatibilidade curricular).
Desde do início de 2024 também é possível ingressar nos cursos da Fatec Ipiranga – “Pastor Enéas Tognini” por meio do Provão Paulista, para saber mais acesse o link: https://www.cps.sp.gov.br/provaopaulista/
Coordenador(a) do Curso:Prof. D.r Ricardo Di Bartolomeo
Email:f204comercial@cps.sp.gov.br

Downloads

Plano Pedagógico

Horário de aulas – Noturno

Horário de aulas – Matutino