O curso Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) é a proposta do Centro Paula Souza de Educação tecnológica para verticalização curricular da aprendizagem otimizando a formação de profissionais capacitados a atuar no desenvolvimento e implementação de sistemas tecnológicos no suporte à todas as atividades empresariais. Promovendo a articulação entre os ensinos Médio e Superior, o curso tem duração de 5 anos, sendo 3 anos no Ensino Médio Técnico com 200 horas de formação profissional com tutoria de uma empresa parceira, que é seguida pelo ingresso no Ensino Superior, sem vestibular e com duração de 2 anos. A articulação dos ensinos permite que os conteúdos desenvolvidos durante a formação do Ensino Médio Técnico tenham continuidade no Ensino Superior, em que há um aprofundamento dos temas que são orientados pela parceria com empresas atuantes no mercado. As primeiras turmas tiveram início em 2019 no Ensino Médio e no ano de 2023 ocorreu o ingresso da primeira turma no Ensino Superior na Fatec Ipiranga.

Coordenação de Curso

• Prof. Me. Marco Aurélio Mazzei
    • contato: f204amsads@cps.sp.gov.br

O que o aluno estuda?

O currículo atualizado é composto por disciplinas de Bancos de Dados Relacionais e NoSQL, desenvolvimento multiplataforma, Web e Mobile, processamento distribuído com o uso de recursos na forma de SAAS (Software como um serviço), PAAS (Plataforma como um serviço) e IAAS (Infraestrutura como um serviço), PHP, Java, Python e JavaScript além dos principais frameworks modernos para desenvolvimento Web e Mobile que são apresentados para preparar um profissional de perfil full stack capaz de desenvolver-se em uma ampla gama de atuações profissionais.

O que o profissional faz?

O perfil completo full stack do egresso prepara o aluno para planejar e desenvolver tanto o backend quanto o frontend de aplicações empresariais modernas. No contexto da transformação digital que está ocorrendo em todos os ramos de atividades, os sistemas empresariais tornam-se sistemas conectados e de Computação em Nuvem que necessitam de profissionais capacitados a realizar esse desenvolvimento. No cenário de implantação da Indústria 4.0, as empresas dependem cada vez mais do armazenamento, tratamento de dados e análise e o profissional formado na Articulação da Formação Profissional Média e Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua para satisfazer as necessidades dessas empresas no suporte aos seus negócios, programando qualquer um dos componentes desses sistemas.

A formação atualizada tem foco nas tecnologias de armazenamento de dados oferecidas pela infraestrutura empresarial tradicional, aliada aos recursos de Computação em Nuvem e ao uso de sistemas multiplataforma e distribuídos. Para competir no cenário atual, as empresas precisam dos recursos de informação e comunicação digital e os profissionais egressos do curso AMS/ADS desenvolvem as competências necessárias para integrar equipes capacitadas a garantir o sucesso de processos de transformação digital ou de negócios inovadores próprios de startups.

Onde Trabalhar?

A sociedade atualmente é permeada pelas tecnologias da comunicação e da informação e o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas está capacitado a atuar em todas as etapas do uso de sistemas, desde o planejamento, implementação e suporte ao uso. Por esse motivo, pode atuar em empresas públicas, privadas e do terceiro setor (ONGs). Há demanda por esses profissionais em todos os ramos de atividades, mas particularmente nas empresas utilizando Computação em Nuvem, consultorias, empresas prestadoras de serviços de Tecnologia da Informação, instituições financeiras, varejo, e-commerce, logística, indústrias e em toda a cadeia produtiva envolvida com a transformação digital, implementação da Indústria 4.0 e de sistemas IoT além das startups em qualquer ramo.

Detalhes

ModalidadePresencial com 20% da carga horária oferecida por meio de aulas online síncronas/On-line
Reconhecimentocurso em implantação
Eixo TecnológicoInformação e Comunicação
Carga horária total do cursoMatriz Curricular (MC): 2.000 horas, correspondendo a uma carga de 2.400 aulas
Duração da hora/aula50 minutos.
Período letivoAnual, mínimo de 200 dias letivos
Quantidade de vagas semestrais40 por turno.
Turnos de funcionamentoVespertino
Prazo de integralizaçãoMínimo de 2 anos e Máximo de 4 anos
Formas de acessoClassificação em Processo Seletivo por meio de vestibular, que é realizado em uma única fase, com provas dos componentes do núcleo comum do Ensino Médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.  Processo para preenchimento de vagas remanescentes por discentes formados na Instituição ou transferência de discentes de outra Fatec ou Instituição de Ensino Superior (processo seletivo composto de duas fases: processo seletivo classificatório seguido pela análise da compatibilidade curricular).
Coordenador(a) do Curso:Prof. Me. Marco Aurélio Mazzei
Email:f204amsads@cps.sp.gov.br