Grupo de Pesquisa: Pesquisas em Linguagens, Tecnologias e Ensino Tecnológico
Objetivo do Grupo
Este Grupo de Pesquisas propõe-se a estudar, bem como a acolher investigações que contemplem as relações entre as linguagens verbal e matemática, que constituem base do conhecimento científico, e as relações delas com a tecnologia, o mundo do trabalho, os discursos e as práticas educacionais e multidisciplinares voltadas à educação tecnológica. Esses estudos devem ter como finalidade pensar estratégias e gerar produtos que integrem os domínios linguísticos e matemáticos aos novos modos de uso deles no mundo do trabalho e da educação em face das novas tecnologias de comunicação e informação. (Ano de criação 2017).
Área predonimante
Ciências Exatas e da Terra – Ciência da Computação
Linhas de Pesquisa
- Linguagem e Tecnologia
- Linguagem e Educação
- Linguagem e Trabalho
Docentes Responsáveis
- Líder do Grupo: Manoel Francisco Guaranha
- Vice-líder: Fernando Cachucho da Silva
Integrantes
- Docentes
- Manoel Francisco Guaranha
- Fernando Cachucho da Silva
- Carlos Alberto Pina Aragão
- Lélia Zambrano
- Rita de Cássia Rodrigues
Produção
- Produção de IC concluída
- PACHECO, Willian. Banco de dados para análise sintática em sentenças do português brasileiro. Orientador: Manoel Francisco Guaranha. Faculdade de Tecnologia do Ipiranga, São Paulo, 2021. Disponível em: https://github.com/Kiriwill/FATEC-IPI-ParserDB
- Produções de TCC concluídas
- PACHECO, Willian Emerson Afonso. Construção de parser sintático para o Português brasileiro. São Paulo, Fatec Ipiranga, 2021.
- SILVA, Fábio Santana da. Parser sintático para o Português brasileiro. São Paulo, Fatec Ipiranga, 2022.
- Artigos publicados em revistas acadêmicas
- PACHECO, Willian Emerson Afonso; GUARANHA, Manoel Francisco. Parser sintático para o português brasileiro: desafios e soluções. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 15, p. 1-17, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.37569.
- Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/37569. Acesso em: 17 fev. 2023.
- BORTOLETE, Juliano Cavalcante; GUARANHA, Manoel Francisco; OLIVEIRA, Vanessa de. O pensamento algébrico na Base Nacional Comum Curricular: reflexões e alternativas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 325-352, 2022.
- DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p325-352.
- Disponível em:
- https://revistas.pucsp.br/emp/article/download/57397/40258. Acesso em: 17 fev. 2023.