Filtro de Daltonismo

Big Data para Negócios

Coordenação de Curso

  • Prof. M.e Antônio Fernando Nunes Guardado
    • contato: f204bigdata@cps.sp.gov.br

O que o aluno estuda?

Técnicas e ferramentas para capturar, tratar, processar e analisar grandes volumes de dados, extraindo informação valiosa para a tomada de decisões nas organizações. Para tanto o curso tem ênfase em disciplinas de Matemática para computação, Estatística e Probabilidade, Bancos de Dados Relacionais e NO-SQL, linguagens de programação , arquitetura de Business Intelligence e Big Data, aprendizado de máquina, big data analytics, inteligência artificial, visualização de dados e disciplinas com ênfase na gestão de negócios : planejamento estratégico, inteligência competitiva, desempenho corporativo, governança corporativa, ética na gestão dos dados. O conteúdo do curso prepara os alunos para criar sistemas e aplicações inteligentes, utilizando linguagens de programação para diferentes plataformas, técnicas de mineração de dados, com o foco em soluções e competitividade para negócios.

O que o profissional faz?

O tecnólogo em Big Data para Negócios administra grandes volumes de dados, considerando a segurança, privacidade, velocidade, diversidade e valor desses dados. Planeja a coleta de dados e a execução do processamento de dados, além de avaliar as tecnologias para inteligência analítica, visando o apoio à tomada de decisão nas organizações. Vistoria, avalia e elabora parecer técnico em sua área de formação.

Onde trabalhar?

O profissional em Big Data para Negócios atua em empresas de diferentes segmentos, agricultura, indústria, comércio e serviços. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria. Área de tecnologia. Organizações não-governamentais. Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa.

ModalidadeHíbrido : 80% Presencial e 20% On-line Síncrono
ReconhecimentoExperimental
Eixo TecnológicoInformação e Comunicação
Carga horária total do cursoMatriz Curricular (MC): 2.400 horas, correspondendo a uma carga de 2.880 aulas de 50 minutos cada.
Estágio Curricular Supervisionado – ECS: 240 horas
Aulas on-line síncronas (até 20%): 475 horas
Duração da hora/aula50 minutos.
Horário das aulasMatutino : 8h00 às 11h40 e duas vezes por semana das 8h00 às 13h30
Noturno: das 19h00 às 22h40 e sábado das 8h00 às 11h40
Período letivoSemestral, mínimo de 100 dias letivos.
Quantidade de vagas semestrais40 por turno.
Turnos de funcionamentoMatutino (1° a 4° semestres) e
Noturno (5° a 6° semestres)
Prazo de integralizaçãoMínimo de 3 anos (6 semestres)  Máximo de 5 anos (10 semestres).
Formas de acessoClassificação em Processo Seletivo por meio de vestibular, que é realizado em uma única fase, com provas dos componentes do núcleo comum do Ensino Médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.  Processo para preenchimento de vagas remanescentes por discentes formados na Instituição ou transferência de discentes de outra Fatec ou Instituição de Ensino Superior (processo seletivo composto de duas fases: processo seletivo classificatório seguido pela análise da compatibilidade curricular).
Desde do início de 2024 também é possível ingressar nos cursos da Fatec Ipiranga – “Pastor Enéas Tognini” por meio do Provão Paulista, para saber mais acesse o link: https://www.cps.sp.gov.br/provaopaulista/
Coordenador(a) do Curso:Prof. M.e Antônio Fernando Nunes Guardado
Email:f204bigdata@cps.sp.gov.br

Downloads

Projeto Pedagógico

Horário de aulas